sexta-feira, 14 de maio de 2010

Conta Corrente (poesia, 2010)


Conta Corrente é o livro estreia de Ederval Fernandes, jovem escritor que também coordena a coleção Nova Letra (Edições-Mac). Obra breve, de apenas 5 poemas, todos possuem forte carga biográfica.

"Demonstrando seu amor pela sutileza, Ederval faz uso de momentos que corriqueiramente passam pelos nossos olhos e transforma, por exemplo, a nossa manhã em “Manhã”, poema que dedica a 'Vó Tintinha' : 'Enquanto/ os galos/ passam/o café,/ minha/ avó/e os pardais/ tiram de si/ uma melodia/ de horas e luzes.' É certo que me emocionei com a leveza de Ederval, e com os silêncios que Conta Corrente fez ecoar em mim - tudo isso tem uma razão de ser, não nego. E não sei como explicá-la. Não faz diferença. O que sei é que ao fim de seus poemas um pensamento como 'Meu deus, era justamente isso' me inunda." Dolores Rodriguez, em Conta Corrente: versos de quem repugna a poesia (www.transarevista.com.br) e Revista Mira (Edições-MAC/FSA).

Ilustração por: Tâmara Lyra

Cidade Nova/Cis

para tio remi

Às seis e meia
da noite
quando o ônibus
Cidade Nova
/Cis
cruza a praça
do Tomba,

vejo
três enigmas
em pé
conversando
entre si

e muitos
outros enigmas
sentados,
em silêncio,

digerindo
lembranças.

Às seis e meia
da noite
no ônibus,

Eu (um
enigma)
desejo morrer.

Sem chance,
não posso,
penso:

minha morte
não trará
resposta alguma,
fará apenas
outros
tão ou mais
enigmas
chorarem.

Feira, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário